Terça-feira, 6 de março – Um só é o vosso mestre (Mt 23,1-12)



Parar de fazer como os fariseus – somos todos fariseus. Devemos ter a coragem de confessar a nós mesmos aquilo que fazemos na nossa vida cristã, para sermos estimados pelos outros ou para dar um passo adiante na hierarquia social. Somente a partir desta sinceridade de fundo poderemos compreender a lógica desconcertante do reino de Deus.

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas.7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre.8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”. 

Deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações!

                O santo bizantino Simeão o Novo Teólogo teve na sua vida uma crise semelhante àquela que no ocidente, mais tarde, teria como êxito a Reforma. Ele acreditava cegamente no seu mestre espiritual, simples monge, mas que tinha conflito com os bispos. A quem dar a precedência? Pôs-se a refletir. Posso obedecer somente onde o Espírito Santo fala. Mas como podem ter o Espírito os bispos que não vivem em conformidade com Ele? Em casos como este é costume citar a palavra de Cristo aos fariseus e aos chefes religiosos do povo hebraico. Jesus os repreendia pelo defeito moral deles e não hesita em chamá-los de “sepulcros caiados” (Mt 23,27). Mas depois diz ao povo: “deveis fazer e observar tudo o que eles dizem!” Não é ilógico?
                Ao contrário, o comportamento de Jesus mostra um aspecto particular do amor divino. O próprio Deus conduz  infalivelmente o seu povo. O faz por meio dos seus representantes na terra, que estão nas suas mãos. Mesmo se indignos, Deus não permite que falsifiquem a sua revelação e a sua direção providencial.

Nunca vos deixeis chamar de”Rabí”, pois um só é vosso Mestre

                A palavra “mestre” vem do latim magister. Originariamente era um título universitário, estendido a todos aqueles que ensinavam. Junto aos Hebreus era o título dado àqueles que explicavam a Lei de Deus. Na verdade pode ensinar a lei somente aquele que conhece o seu sentido profundo. Porque o sentido de toda a Lei é Cristo, Ele acrescenta: “Um somente é vosso Mestre, o Cristo”, o Messias. O seu objetivo não é proibir o uso social de algum título, entre os quais aquele de “mestre”; é para estarmos cientes que todo conhecimento espiritual tem raiz somente nEle. Ele é a Palavra encarnada do Pai, nEle está aquilo que Deus quer nos dizer.
                O que diremos então àqueles que jamais conheceram a Cristo? A resposta é dada pelo ecumenismo católico. Quem busca com sinceridade a verdade, busca a Cristo sob outros nomes. Não conhece Cristo, mas Cristo o conhece, guia-o e lhe ensina de acordo com o grau de graça que quer lhe dar.

Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus

                Também aqui Cristo não coloca em dúvida as relações familiares; busca nos fazer refletir sobre o sentido profundo da nossa origem.
                No vocabulário corrente a expressão “pai” se refere ao pai de família. Se a usamos em outros contextos, fazemo-lo em sentido metafórico. Chamamos um bom governante de ‘pai da pátria”, o fundador de uma corrente filosófica “pai do pensamento”.
                “Pai” é também um atributo dos deuses: o latim Iuppiter deriva da palavra Deus Pater, Deus-pai. Para os antigos romanos os verdadeiros pais estão na terra, mas também ao deus bom que tem características paternas se pode dar este nome.
                Jesus rebate este modo de pensar. O verdadeiro e primeiro pai é o Pai que está nos céus. Os nossos genitores na terra e todos aqueles que chamamos de “pai” são somente o reflexo dAquele que a todos deu a vida, que é bondade infinita e que é invocado na oração: “Pai nosso que estás no céus”.

Oração

Pai, Senhor do céu e da terra, tu queres que os homens sigam um só guia e se coloquem na escola de um mestre somente, o teu Filho. Ajuda-nos a segui-lo, para nos tornar verdadeiramente livres, servindo os irmãos como ele mesmo fez. Amém!

Fonte:
Messalino Quotidiano dell'Assemblea, EDB
Tomáš Špidlík, Il vangelo di ogni giorno, Tempo di Quaresima e pasqua, Lipa (Trad. livre)

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates